Skip to content

Maquiagem para a pele negra: dicas de ouro para o dia C

A maquiagem deve realçar o brilho da noiva e as feições do seu rosto e, para que seja impecável, deve estar de acordo com o tipo e o tom de cada pele. Hoje damos dicas fundamentais para o make up de peles negras. Veja os conselhos e esteja radiante.

Cada tipo de pele necessita cuidados específicos e, para cada tonalidade, também existe uma maquiagem especial, que irá potencializar a sua beleza e o seu brilho. No mundo inteiro os cosméticos têm evoluído para contemplar todas as mulheres e, felizmente, os tons de pele negros já contam com produtos específicos, algo que, para o dia C, as noivas agradecem, já querem entrar pelo corredor reluzindo um vestido de noiva perfeito, mas também em harmonia com uma pele saudável.

E, se para o dia a dia, a saúde da pele é fundamental, no dia em que coloca seu sapato de noiva e prepara todo o look para o “sim”, uma mulher precisa sentir-se esplêndida em todos os sentidos, e a cútis é um dos elementos que garante o brilho da protagonista. Hoje damos dicas para que você possa preparar o seu rosto e depois receber uma maquiagem adequada para as necessidades da sua pele.

Um Girassol
UM GIRASSOL

Identificando o subtom

Cada pessoa possui um tom de pele e subtom, que torna o seu complexo cutâneo mais específico. Segundo a maquiadora Juliana Rocha, especialista em peles negras, no Brasil a maioria das peles negras são de subtom quente – amarelo ou alaranjado –  ainda que também haja frios e neutros em peles mais escuras. “Se o profissional sabe identificar este subtom, não tem erro”, explica. “Para identificar o seu é preciso analisar os pontos mais altos do rosto, como a maçã, e identificar qual a tonalidade ele mais reflete”, explica. Reconhecer esse subtom dará ao maquiador a chance de preparar produtos específicos para a sua pele.

Samara Marinho Maquiagem e Penteado
SAMARA MARINHO MAQUIAGEM E PENTEADO

Preparando a pele

Limpeza

Para que a maquiagem fique perfeita é preciso que você já tenha começado a preparação da sua pele antes, em uma rotina de cuidados que devem seguir mesmo depois do dia C. O primeiro item é a limpeza. Ela deve ser feita, no mínimo, uma vez ao dia, antes de dormir. Juliana Rocha recomenda um sabonete liquido facial especifico para cada tipo de pele, que deve ser lavada antes da hidratação. “É preciso evitar sabonetes corporais no rosto, para não alterar o PH da sua pele e torná-la mais oleosa, usar qualquer produto retira a proteção natural e facilita a entrada de microorganismos que podem causar alergias”, comenta.

Hidratação

A pele negra costuma ter mais oleosidade, e muitas mulheres deixam de passar hidratantes por temer que acentuem essa característica. Mas, segundo Juliana Rocha, deixar de hidratar a pele por acreditar que ela ficará mais oleosa é um erro. “Quando não a hidratamos nosso organismo entende o ressecamento como um risco para a pele e para contê-lo libera mais óleo, para proteção e substituição da água”, explica. Sendo assim, as mulheres de pele negra com característica mais oleosa devem investir em hidratantes com formulação gel ou gel creme, com vitamina C, hidroxiácidos, que irão manter a pele hidratada e, ao longo do tempo, irá notar a diminuição da oleosidade.

Pamela Kieper Fotografia
PAMELA KIEPER FOTOGRAFIA

Base

Se você tem alguns pontos mais escuros perto da boca, ao redor dos olhos ou sobre as sobrancelhas ou na testa, a melhor saída é ter dois tons de base para uniformizar a cor, mas sempre teste antes de comprar aquele que realmente tenha a ver com sua tonalidade. Procure produtos oil free (sem óleo) para que a pele não tenha um aspecto oleoso, e é recomendável que escolha produtos sem dióxido de titânio, que pode deixar a pele com manchas e acinzentada. Se a opção é usar um vestido de noiva tomara que caia, aplique a base em todo o dorso, trazendo equilíbrio com a cor usada no rosto e nesta região.

 

Gisele Gaspari Makeup
GISELE GASPARI MAKEUP

Corretivo

Os corretivos coloridos revolucionaram o mundo da maquiagem por se adaptarem a cada tipo de necessidade  – sinais, olheiras, manchas, cicatrizes etc  –, mas, por algum tempo acreditou-se que os corretivos verde e lilás poderiam ser os ideais para os tons de pele negros. Segundo Juliana Rocha, “eles não funcionam muito bem”. O melhor é acrescentar o laranja, o salmão e o vermelho, que são os mais utilizados para camuflagem de acordo com o subtom da pele, segundo ela.

O corretivo salmão (ou laranja) tem um efeito que neutraliza o aspecto mais escuro das olheiras nas peles negras. E as noivas também podem usá-lo na área ao redor dos lábios que pode ser mais escura, cobrindo imperfeições e manchinhas provocadas por acnes ou cravos.

Acnes e outros sinais:

Para a acne avermelhada o recomendável é o corretivo verde escuro sobre cada ponto que se destaque, e sobre ele é preciso colocar o corretivo do tom da pele. Para as acnes que estão no estágio amarelado, use o corretivo salmão ou alaranjado, e em seguida o corretivo para o seu tom.

Gabriel Barbosa
GABRIEL BARBOSA

Iluminador

O iluminador serve para destacar partes dos rosto, e deixa todo o conjunto em harmonia, sempre em sintonia com toda a maquiagem. Para a pele negra, na hora de iluminar o mais importante  é saber os pontos corretos. “Ainda que sejam os mais comuns, a testa e o queixo não são as melhores lugares para aplicar o iluminador, pois podem dar o aspecto de pele oleosa e, ao longo da festa, com a ansiedade comum às noivas, esse efeito pode ficar ainda pior, no dorso do nariz”, comenta Juliana. O mais recomendável é aplicar no alto das maçãs, na ponta do nariz e no arco do cupido (parte superior dos lábios).

Para casamentos diurnos busque colocar um iluminador em pó, que cria um efeito mais discreto, e é ideal para acompanhar uma cerimônia despojada, com decoração de casamento rústico, por exemplo. Para cerimônias noturnas e mais glamourosas, é possível optar por um iluminador líquido ou mousse, que proporciona um efeito mais brilhante.

Ateliê Andréa Lopes
ATELIÊ ANDRÉA LOPES

Blush

Para que o seu tom de pele não fique com aspecto apagado prefira um blush em tonalidade marrom escuro, vinho, terracota ou rosa queimado (cuidado com o tom rosa para não criar um efeito pálido). O mais aconselhável é que opte por produtos com pigmentação alta para salientar as maçãs do rosto.

Marcos JK Fotografia
MARCOS JK FOTOGRAFIA

Sombra

Para casamentos diurnos as cores que melhor se adaptam são o azul, vinho, rosa ou o degradê marrom. Já em casamentos noturnos pode optar por tons mais marcantes como dourado e o cobre, que salientam o olhar com seu toque metalizado. Pode criar um equilíbrio entre o tom da sombra, com o blush e até com a cor do esmalte, sem precisar usar a mesma em todos os elementos.

Batom

Para uma maquiagem discreta tons de nude ou rosados ficam perfeitos em qualquer estilo de casamento. Mas, se deseja uma cor mais forte pode optar por tons de marrom, vinho ou vermelho queimado, ideal para ressaltar um buquê de noiva vermelho ou com outras flores de tonalidades quentes.

Sonhos Altos Fotografia
SONHOS ALTOS FOTOGRAFIA

A diversidade de tons de pele que existe no Brasil é o que o país tem de mais valioso, e ela deve ser respeitada. Com essas dicas você saberá direcionar a maquiagem com os protudos e as tonalidades que melhor se adaptam à sua pele, mas, como ocorre com as músicas do casamento, que devem ter a sua essência, a maquiagem deve ser um reflexo da sua personalidade. “Escolha seu profissional com cautela e saiba que, quando bem executada, a maquiagem ficará elegante com cores do preto ao verde limão”, comenta Juliana. E é verdade. Use as dicas e respeite os seus gostos: essa é a receita do sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.