Quando se pensa em matrimônios, a associação com uma decoração de casamento repleta de flores é quase automática. A verdade é que muitas tradições nupciais nasceram longe dos ambientes urbanos, no campo, e por isso as plantas estão tão presentes. O buquê de flores, por exemplo, supostamente foi criado porque as noivas iam caminhando em procissão junto com os convidados, até a igreja, e no caminho aceitavam as flores que eles colhiam e a entregavam, até que formasse um ramo completo, e cada raminho presenteado à protagonista do dia simbolizava os melhores desejos aos noivos.

Mas no século 21, felizmente, os casais têm total liberdade para investir em uma decoração de casamento simples e elegante, que seja o reflexo perfeito de sua personalidade, e isso pode significar um enlace sem flores, mas repleto de outros detalhes, ou que siga um estilo mais minimalista.

ESPACO EVEN

Verde: cor atemporal

Há algum tempo o verde tem sido usado no décor nupcial e tem agradado bastante. O Instituto Pantone já elegeu o verde Greenery para ser a cor protagonista do ano, uma tonalidade delicada e que permite muitas combinações e, ainda que a cada ano a tonalidade mude, o verde não sai de “moda”. E mais, existem muito tipos de plantas nos mais variados tons dessa cor que podem ser utilizadas para decorar, sem que seja necessário acrescentar flores.

Mergulhando em celenbrações temáticas

As flores podem ser um detalhe bastante tradicional, mas a cada temporada a originalidade dos noivos tem prevalecido sobre os gostos mais clássicos, e muitos inclusive mergulham em ideias divertidíssimas de casamentos temáticos. Se vocês apreciam a ideia, mas não desejam se afastar tanto de um visual mais tradicional, é possível encontrar um meio termo.

Casamentos na praia podem ter uma decoração usual, mas cheia de pormenores que invoquem o ar marinho, de verão. Que tal substituir as flores por conchinhas do mar, por exemplo? Ou se você está em um cenário urbano, pode ser usar objetos de materiais sólidos, como estruturas de metal no formato que escolher.

Luzes, bandeirolas e balões

Casamentos ao ar livre, ainda que tenham uma grande conexão com a natureza, não precisam ter flores para transbordar charme. Um lindo varal de lâmpadas pode ser o protagonista da sua festa, e seguramente irá encantar os seus convidados, que terão a impressão de estar em um conto de fadas.

E se o seu enlace for todo durante o dia outra opção decorativa pode ser um sucesso: as bandeirolas. Esqueçam qualquer associação com as festividades de São João, as bandeirolas podem ter apenas uma cor e darão um ar mais moderninho à festa, sendo muito utilizadas também na decoração de casamentos rústicos. E esse mesmo efeito pode ser alcançado por meio de balões. Existem modelos menores, e de cores diversas, inclusive com mais ou menos brilho, o que combinar melhor com todo o enlace.

DIY: o seu melhor amigo

Os casais que optarem por uma celebração realmente sem flores de casamento – alguns, inclusive, por razões de saúde, como fortes alergias – terão na estética DIY (Faça Você Mesmo) um grande aliado. Isso porque cada detalhe pode ser pensado de forma bem pessoal, e toda a decoração terá a assinatura dos noivos, e mostrará o seu estilo.

Potes de vidro que antes tinham geleias, por exemplo, são perfeitos para colocarem velas. E se você tiver realmente talento manual, é hora de colocá-lo em prática e enfeitar os objetos com fitas de tecidos como a renda, que é uma garantia de charme e delicadeza para o seu dia C.

Como é possível ver, as flores, apesar de belas, podem ser dispensáveis. Tudo o que vocês irão precisa é ter paciência para pensarem no tipo de decoração que mais harmoniza com a identidade visual do dia, desde os convites de casamento até os looks nupciais, e depois ter muita criatividade para colocar em prática todas as ideias. O seu enlace será inesquecível e diferente.