Uma aliança de casamento será usada todos os dias, será um “lembrete” diário de que você disse sim a uma vida a dois, uma recordação dos votos e de todo o amor que compartilham. Este anel possui singularidades que pouco conhecem. É só quando os casais começam os preparativos, a escolha da decoração de casamento e a busca infinita por elementos que estejam em harmonia e, finalmente, a procura pelas lembrancinhas de casamento, que eles se dão conta do quão importante é essa joia.

Pois é, ainda que existam os mais variados estilos, um anel no dedo anelar esquerdo possui um único sinônimo, o de compromisso. Mas vamos mais à fundo hoje para desvendar curiosidades das alianças que a maioria dos casais pode não saber!

Marcos Paula - Foto e Filme
MARCOS PAULA – FOTO E FILME

1. Início da tradição

Assim como a tradição do modelo de vestido de noiva branco, o anel também tem origem remota. Alguns dizem que a tradição religiosa se iniciou com os hindus, que usavam os anéis para representar o casamento, costume que foi seguido por gregos e romanos. Já outros dizem que se iniciou no ano 1477, com o imperador Maximiliano I de Habsburgo, entregando um anel de diamante à María Borgoña, para demonstrar o seu amor. Mas o certo é que o costume caiu no gosto dos noivos mundo à fora!

2. Por que um anel?

O que faz um anel mais especial que uma pulseira, um colar ou um brinco? A resposta está em sua forma. O círculo perfeito é a tradução do infinito, pois não é possível identificar onde se inicia e onde se termina, e é isso que esperamos quando nos casamos, o infinito e a eternidade ao lado da pessoa para a qual dizemos “sim”.

Carol Bassolli Fotografia
CAROL BASSOLLI FOTOGRAFIA

3. O dedo anelar

Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia, a vena amoris, diretamente ligada ao coração, crença seguida até hoje. Então, que dedo seria mais adequado para colocar o símbolo do amor eterno, se não aquele por onde passa a veia do coração? Hoje em dia, ainda que muitos não saibam o verdadeiro significado, continuam adotando o mesmo dedo para aliança. E para vocês que agora sabem, isso terá ainda mais significado.

4. Alianças no Brasil

Nós possuímos costumes próprios até quando o assunto são anéis de noivado ou alianças. Aqui, os casais começam a usar alianças de compromissos antes mesmo do casamento, e muitas vezes até com frases curtas de amor gravadas no interior do anel. Esse costume vem sendo adotado somente há pouco tempo em países europeus. Sabemos que é muito comum usar alianças de namoro para demonstrar o compromisso entre os casais, mas o anel de noivado especial é algo bem “verde e amarelo”.

Lya Rocher Retratista
LYA ROCHER RETRATISTA

5. Por que os diamantes são protagonistas?

A escolha dos diamantes também não é mera coincidência. O diamante é a pedra natural mais dura que existe, e dizem até que é indestrutível. É o mesmo que se espera de um compromisso e do casamento, por isso o costume da escolha dela para enfeitar esses anéis cheios de significado e que os acompanharão para sempre de agora em diante.

6. A idade dos diamantes

Hoje já se pode criar diamantes sintéticos em um prazo de apenas 4 dias. Mas os diamantes naturais mais jovens que existem possuem pelo menos 900 anos de antiguidade. Provavelmente agora vocês conseguem entender melhor o item anterior. Além de ser uma pedra indestrutível, leva muito tempo para se formar, e por isso é considerada tão valiosa.

Chronos Imagens - Fotografia e Filmagem
CHRONOS IMAGENS – FOTOGRAFIA E FILMAGEM

7. O material de base

O ouro, branco ou amarelo, geralmente é o principal material escolhido pelas noivas para fabricação das alianças. Mas também, atualmente, existem outras opções de metais como base, como  a prata e o tungstênio, entre outros, que dão o mesmo efeito, mas com valores mais baixos. Se busca maneiras de cortar gastos desde a escolha de convites de casamento baratos até as alianças, essa pode ser uma alternativa para o anel, que mantém a sua beleza e qualidade.

8. Quanto leva a busca pelo anel perfeito?

Escolher o anel perfeito não é uma tarefa nada fácil, ainda mais quando se toma a decisão pelos dois. Muitas vezes os noivos fazem a escolha juntos, mas para aqueles que querem surpreender o amor e fazer o pedido como manda a tradição, esta escolha pode levar algum tempo. As estatísticas dizem que, em uma média geral, os noivos levam 3 meses procurando o anel perfeito, visitam mais de 4 joalherias diferentes e analisam cerca de 27 modelos! Pois é, se trata de um longo trajeto antes mesmo de sequer começarem a pensar nos modelos de convite de casamento.

Ximenes Fotografia
XIMENES FOTOGRAFIA

9. A aliança mais cara do mundo

Beers Platinum possui na sua coleção a aliança mais cara do mundo. Pesa 9 quilates e custa 2 milhões de dólares! Mas não quer dizer que vocês devem seguir esse padrão, já devem saber que existem tantas opções de alianças que é praticamente impossível não encontrarem uma linda e que se encaixe perfeitamente no orçamento planejado.

10. O mês do compromisso

Se levássemos em conta apenas a lógica, diríamos imediatamente que o mês de junho é quando as pessoas mais se comprometem, mais especificamente no dia 12, Dia dos Namorados no Brasil. Mas, em um cenário mundial, a verdade é que o mês de dezembro é a época em que ocorrem a maioria dos pedidos, ou o momento em que juntos os casais resolvem dar esse próximo passo no relacionamento. Isso se explica pela proximidade do Natal, uma data em que os sentimentos de estar em família se tornam mais intensos.

Ricardo Clavello Fotografia
RICARDO CLAVELLO FOTOGRAFIA

Agora que já sabem tudo sobre esse anel, fica mais fácil escolher uma aliança, considerando o significado e o estilo de vocês. Seja o anel do pedido, ou as alianças que trocarão no momento dos votos, elas são muito especiais. Quando a música de casamento anunciar o momento de colocarem essa joia no dedo, lembrem-se dessas curiosidades que agregam ainda mais importância ao momento. E com alianças nos dedos, já podem partir para a festa e lançamento do buquê de flores, para saberem quem serão os próximos a se comprometerem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.