As flores de laranjeira são um símbolo de amor eterno, pureza e fidelidade. Hoje em dia, são pouco utilizadas, mas têm uma longa tradição no mundo inteiro.Os árabes foram quem introduziu na Europa o costume para decorar cabeça da noiva com estas flores através de uma bela lenda.

A tradição de usar uma coroa de flores era muito típica durante a Idade Média. Todas elas usavam carregar flores de laranjeira como símbolo de pureza e de felicidade. Além disso, também era um bom presságio que simbolizava a castidade e a fertilidade do casamento.

O símbolo do amor para toda a vida e da fidelidade também são representados com buquês de noiva de flor de laranjeira na antiga China. Significavam ao mesmo tempo a castidade e a inocência da noiva.

Da mesma forma, os árabes tinham como costume adornar as cabeças das noivas com flores de laranjeira, e foram eles que introduziram na Europa essa tradição com uma bela lenda.

A lenda conta que a árvore de laranjeira estava apenas na posse dos reis da Península Ibérica já que a sua beleza era um privilégio que apenas eles poderiam ter. Então, um embaixador francês que ficou encantado com estas flores, tentou subornar sem sucesso o jardineiro real para vender-lhe um broto da árvore.

Mas a filha do jardineiro aceitou o suborno, já que desejava se casar e não tinha recursos financeiros suficientes. Desta maneira, ela vendeu um corte ao embaixador e pode se casar com o dinheiro recebido. No dia do casamento, a filha do jardineiro colocou uma coroa de flores de laranjeira na cabeça como sinal de gratidão à árvore. Desde então, começou a se estender o uso destas flores em casamentos para atrair a felicidade.

Atualmente, são poucas noivas que têm este costume. Embora, com o retorno da moda vintage, as tiaras com flores de laranjeira, mais uma vez se tornam vistosas. Convertem-se em um complemento perfeito para ter sorte no dia do casamento e ser feliz para sempre no seu casamento.