Home » Noivos » Guia masculino: Camisa + Gravata + Terno

Guia masculino: Camisa + Gravata + Terno

Entremos na questão das combinações entre ternos, camisas e gravatas. Parece simples, mas para quem precisa fazê-las diariamente as dúvidas surgem mais cedo ou mais tarde. E sempre surgem.

Vamos às dicas:





1. As gravatas não precisam combinar com as cores da roupa. Na dúvida, combine a cor da gravata primeiramente com a cor do terno, fazendo um contraste com a camisa.

2. A gravata nunca deve ser mais clara que a camisa.

3. Evite usar camisas pretas com gravatas.

4. As gravatas mais formais são as lisas, com estampas padrão ou escuras. Pode usar sem medo os padrões repetidos (quanto menor o detalhe do padrão, melhor) e as de listras coloridas, geralmente em diagonal.





5. Cores fortes, como rosa pink e verde-limão, por exemplo, combinam bem com cores mais sóbrias e neutras, como o azul-marinho. O uso de cores fortes sempre reflete um homem mais moderno e ousado.

6. Os tons mais discretos, como os pastéis, vão bem se combinadas com camisas brancas.

7. Quanto às camisas, as lisas podem ser usadas com gravatas lisas ou estampadas. Camisas estampadas (com listras ou xadrezes) podem ser usadas em combinação com gravatas estampadas para um estilo mais arrojado.





8. Se pra você é um risco combinar estampas (e realmente não é muito simples), opte pelas gravatas lisas.

9. É sempre mais seguro fazer o jogo do tom sobre tom para as camisas lisas ou estampadas. É menos complicado.

10. Escolha quem deve se destacar. Decida-se pela cor da camisa, e se é ou não estampada, e só então parta para as gravatas.





11. Camisas claras dão mais liberdade de escolha, aceitam praticamente todas as estampas e cores (lembre-se que a gravata sempre deve ser mais escura que a camisa).

12. Com ternos básicos como o preto e o azul marinho, funcionam bem cores como rosas, azuis, verdes e cinzas.

13. Se a camisa ou terno for cinza tente também criar um efeito tom sobre tom. Gravatas mais escuras como as de cor castanho, vermelho escuro, preto, azul marinho, e bege caem bem. Tons mais vivos como vinho, amarelo e tangerina também produzem um bom contraste.

14. Camisas coloridas requerem gravatas estampadas ou lisas, mas que permaneçam sempre no mesmo tom da camisa ou de cores mais neutras como cinza ou preto.

15. Camisas azuis são bem neutras e aceitam quase todas as combinações de gravatas desde o verde, o bordô, o rosa, até castanho e acinzentado.

16. Para camisas mais escuras, a melhor combinação se faz com gravatas também escuras como marrom, bordô, azul marinho ou preto.





17. Duas dicas sobre as camisas listradas: se a estampa for com listras finas, as gravatas com padrões também listrados devem ter listras mais largas. Já se as listras forem largas, use gravata com listras finas.

18. O terno risca de giz fica bem com gravatas em xadrez ou listras diagonais.

19. Esqueça as gravatas “engraçadinhas” para ambientes formais. A menos que você seja um publicitário, não vai pegar bem você usando uma gravata do Piupiu.

20. Todas as regras têm exceção. Não se acanhe em experimentar novas combinações mas, lembre-se que o bom senso sempre prevalece.

Tem dúvidas sobre se deve ou não combinar a cor da gravata com a cor do vestido de sua acompanhante num evento? Veja como fazer clicando aqui.

Para facilitar a vida ainda mais, segue uma tabela de combinações partindo da cor do terno ou da cor da camisa. Escolha a peça de destaque e siga a tabela correspondente. Se quer dar mais destaque ao terno, siga a primeira tabela. Se quer que a camisa apareça mais, siga a segunda. Veja detalhes de como usar a tabela de combinação clicando aqui.


Deixe um Comentário ( Não Custa nada )

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

x

Check Also

Coleção Dolce&Gabbana 2017: ousadia e elegância para os noivos

Com estampas florais e cortes que marcam o corpo masculino, a coleção Dolce&Gabbana 2017 reinventa ...

Estilos para o noivo. Qual é o seu?

Muito se fala sobre o vestido de noiva e o estilo das mulheres em uma ...