Home » A Festa » Dicas fundamentais sobre menu degustação

Dicas fundamentais sobre menu degustação

Dicas fundamentais sobre menu degustação

Top tips sobre o serviço, cardápio, número de garçons e tudo que você precisa saber para o menu degustação funcionar.

DNA jovem e dinâmico em um buffet para casamento. Na onda do mundo moderno e da agilidade do século XXI, o menu degustação é a onda para quem deseja o combo agilidade no serviço + variedade de opções. Faz seu tipo?

Calma, vamos do começo. Para quem ainda não está familiarizada com o tema: menu degustação é aquele serviço volante que serve pequenos pratos – ou as chamadas “finger foods” (comidas que não precisam ser cortadas), sabe? A ideia é servir porções e texturas que facilitem a vida do convidado ao comer, para que não haja a necessidade de estar sentado. Assim, dá pra aproveitar o cardápio servido e curtir a festa na pista de dança ao mesmo tempo!

Se essa breve descrição aí em cima combina perfeitamente com o que está pensando para o buffet do casamento, fique por aqui. Reunimos dicas do Platô Buffet, Ecila Antunes e Buffet Monique Benoliel para acertar em todos os detalhes ao optar pelo menu degustação no casamento!

“O menu degustação é uma forma diferenciada de apresentar um cardápio que pode ser tradicional e/ou contemporâneo com o objetivo de agradar aos diferentes paladares que compõe a lista de convidados” Platô Buffet

Menu degustação para casamento por Platô Buffet – Foto Divulgação

1. SOBRE O SERVIÇO

Funciona assim: o ideal é que o coquetel comece com serviço de entradas frias e quentes e, na sequência, os finger foods comecem a permear esse serviço. Em média, são servidas de 5 a 6 opções de pratos (dependendo do tempo da festa) incluindo caldinhos, saladas e massas à escolha dos noivos.

Uma dica para casamentos maiores é apostar, junto com o menu degustação, em uma estação fixa de massas ou risotos, por exemplo. Isso porque para comer um prato do menu degustação, o convidado precisa deixar o copo de lado e, por esse motivo, às vezes não come tanto. A estação fixa dará um conforto nesse sentido – se o convidado ficar com fome mais tarde, ele pode se servir até o final da festa sem perder a dinâmica do serviço.

♥ DICA DE EXPERT do Platô Buffet: como todo o serviço de menu degustação é volante, não é preciso que todos os convidados tenham lugar para sentar

♥ DICA DE EXPERT do buffet Ecila Antunes: o menu degustação não é muito indicado para festas fora da cidade natal, já que as festas normalmente são mais longas e os convidados, por terem viajado, muitas vezes não almoçam antes de ir para o casamento

AMAR

Menu degustação para casamento – Polenta com gorgonzola e nozes por Ecila Antunes – Foto Divulgação

2. SOBRE O CARDÁPIO PERFEITO

Primeiro de tudo: é importante servir pratos que sejam realmente fáceis de comer, como massas, risotos, picadinho, sopinhas, polentas, bobó de camarão, bacalhau espiritual e bife bourgignon – entre outros.

Outro ponto é que, em termos da escolha do menu, nada de diferente com relação aos outros serviços. Leva-se em conta o perfil do casal (o que gostam de comer, seus hábitos e costumes alimentares) sem esquecer que é essencial harmonizar o que será servido entre alimentos e bebidas.

Normalmente, a “regrinha básica” é: cinco opções de pratos entre os quais deve ter um peixe, um crustáceo, uma carne, uma ave e um prato vegetariano. Essa é a garantia para atender a todos os gostos e públicos. Soltem a imaginação!

♥ DICA DE EXPERT do buffet Ecila Antunes: normalmente, a sequência do menu degustação volante é prato vegetariano, peixe, crustáceo, ave e, por último, a carne

♥ DICA DE EXPERT do Buffet Monique Benoliel: uma composição de duas saladas, carne, ave, ceviche e tartar vai garantir que ninguém saia da festa sem gostar de nenhuma das opções servidas!

Menu degustação para casamento por Buffet Monique Benoliel – Salada – Foto Rodrigo Azevedo Fotografia

3. SOBRE O NÚMERO IDEAL DE GARÇONS

O cálculo do número ideal de garçons pode oscilar de acordo com quatro variáveis: estrutura do loca, tempo do evento, menu selecionado e quantidade de bebida extra para servir. Em média, calcula-se um garçom para cada dez convidados.

O que quer dizer que: em uma festa para 300 convidados, devem ter, pelo menos, 30 garçons no salão servido o menu. Ah! Os pratos devem ser servidos prontos e montados para facilitar ao máximo, ok?

♥ DICA DE EXPERT do Buffet Monique Benoliel: para um serviço impecável, a aposta certeira é em bandejas que comportem 12 potinhos cada, colocadas no salão de forma a atender 100 convidados, no mínimo, por rodada

♥ DICA DE EXPERT do buffet Ecila Antunes: para um serviço de menu degustação ser perfeito, o segredo é não demorar para começar a servir os pratos

Menu degustação para casamento por Platô Buffet - Foto Divulgação

Menu degustação para casamento por Platô Buffet – Foto Divulgação

Menu degustação para casamento por Monique Benoliel - Foto Divulgação

Menu degustação para casamento por Buffet Monique Benoliel – Foto Divulgação

Menu degustação para casamento por Platô Buffet - Foto Divulgação

Menu degustação para casamento por Platô Buffet – Foto Divulgação

Deixe um Comentário ( Não Custa nada )

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

x

Check Also

O ARROZ DOCE PERFEITO I Receitas e Temperos

Hoje eu apresento a minha receita de Arroz Doce preferida 🙂 É maravilhoso! Espero que ...

MOUSSE DE MORANGO FÁCIL COM SÓ 4 INGREDIENTES – Receitas de Minuto EXPRESS #278

Aprenda a fazer essa Receita Fácil, Rápida de Mousse de Gelatina de Morango com apenas ...