Que noiva nunca se pegou perguntando (por longas horas) se seria melhor comprar o vestido pronto, mandar fazer ou alugá-lo? Existem vantagens e desvantagens em cada uma das opções. Para saber o que é melhor no seu caso, basta pesar quais são as prioridades e então partir para a escolha!

Algumas noivas preferem investir o valor que seria pago em um vestido de noiva pronto em outras coisas, como a festa ou a lua de mel. A alternativa nesses casos é mandar fazer um modelo mais simples ou recorrer às lojas de aluguel. Afinal, se os noivos podem alugar seus ternos, fraques e smokings, por que as noivas não podem também usar esse recurso? É uma maneira de cortar custos e investir o valor em algum item do orçamento que você faz questão, um buquê de flores especial ou comprar aquela tiara que você se apaixonou. Veja quais são as vantagens em cada uma dessas opções.

Alugar

Você poderá escolher entre os modelos de vestido de noiva prontos, ou pedir para que seja feito à medida, do jeito que sempre desejou. Algumas lojas oferecem a confecção de um vestido novo com o desenho feito por um estilista capacitado. Você será a primeira noiva a usar e somente após seu casamento ele será posto para locação. Perfeito para ter o vestido dos sonhos como você imaginou, mas obviamente é a opção mais cara.

Outra opção, e mais barata, é alugar os vestidos prontos e que não seja a primeira noiva a usá-lo. A oferta de modelos é enorme, com opções para todos os estilos e gostos, desde vestidos de noiva simples até os sofisticados vestido de noiva princesa com pedraria.  A maioria dos modelos procedem de showrooms de liquidação de coleções que foram lançadas no ano anterior pelas principais empresas desse segmento. Assim que uma confecção lança sua nova coleção, as empresas de aluguel compram os vestidos da coleção anterior por um preço muito menor. Também vai encontrar trajes de muitas noivas que decidiram vender o seu vestido para recuperar o investimento que fizeram com o casamento.

Mandar fazer

Se você está considerando esta opção, já sabe que escolher o modelo será muito mais fácil, você pode buscar por inspirações, pegar aquilo que gostou de um aqui, tirar o que não gostou de outro ali e pronto, basta achar quem o faça e partir para a prova dos modelos de penteados para casamento!

A grande vantagem de mandar fazer à medida é que o vestido terá o melhor caimento, já que será feito seguindo exclusivamente suas curvas. Nesta opção você pode se sentir mais livre em escolher os acessórios que irão compor o look, já que poderá confeccionar o vestido para que se adapte a complementos específicos que quer levar, como o modelo que estará mais de acordo com sapatilhas para noivas e não apenas os sapatos de salto.

Tamires Ferreira Fotografia

Comprar pronto

Não é novidade, a grande vantagem em comprar o seu exclusivo é que você o terá para sempre! Quando bater saudade pode colocá-lo e ir dançar sua música preferida na sala (cuidado para que ninguém te pegue nesse momento íntimo, muitos podem não entender esse sentimento). Bateu o olho e se apaixonou? Não precisa ter medo do resultado final, diferente do que se manda fazer, ele já é O Vestido!

E ainda, se acha que existem alguns detalhes que poderiam melhorar você pode mudá-lo sem limites, diferente do alugado.

Alugar, mandar fazer ou comprar pronto, a escolha sempre dependerá de suas prioridades. Se agora, sabendo das vantagens de cada um já bateu o martelo e está segura da sua opção, pode seguir para os próximos passos e decidir qual será a decoração de casamento.