A partir do momento que vocês se tornarem noivos inúmeras perguntas vão começar a aparecer, como as clássicas – e não menos curiosas – se vocês já sabem a data do casamento, se já escolheu o vestido de festa, onde será o evento, como será o buquê de flores, qual será a decoração de festa de casamento, etc.

Nem sempre as questões e a curiosidade são algo necessariamente ruim, vocês irão se divertir com algumas das perguntas, mas alguns tipos de indagações podem tomar um rumo um pouco inesperado, e muitas vezes a vontade é apenas dizer “não é da sua conta” e sair andando. Porém, essa nem sempre é a melhor forma de agir, afinal pode ser que muitas dessas perguntas venham de pessoas queridas, por isso, pensar bem antes de responder pode ser a melhor forma para ser discreto e educado.

As perguntas sobre o quanto vocês estão gastanto com a festa são as mais difíceis de responder e se esquivar. Então a principal dica é: simplesmente tente mudar o foco da conversa para o que realmente importa, que é com quem você está se casando.

Mude o foco

Dizer o quanto o seu parceiro tem sido importante nos preparativos, o quanto tem ajudado, ou lançar uma daquelas típicas frases curtas de amor como “nada disso importa mais do que a felicidade de me casar com o fulano”.

Você também pode falar do ambiente que está tentando criar antes e durante o casamento, que é de muita harmonia e diversão, e que os gastos estão de acordo com isso.

Responda com outras perguntas sobre a festa

Outra saída é responder com alguma outra pergunta, relacionada à parte mais divertida e leve dos preparativos, como por exemplo sobre a decoração que escolheu a dedo e outros detalhes – sempre mudando o foco – “você viu o modelo de convite de casamento que escolhemos?”, ou “já te mostrei as ideias para meu vestido de noiva princesa?’”, e até um “olha que lindo o tipo de flor de casamento que queremos!”.

Não gaste sua energia

Se, mesmo assim com essas tentativas de mudança de foco na conversa, o indagador insistir deixe claro que você não quer falar sobre o tema, afinal os casamentos já são bastante emocionais, não vale a pena discutir algo com alguém que não precisa saber tudo o que vocês estão planejando.

Direcione sua energia para tornar esse grande dia inesquecível, e se preocupe com o que realmente importa, já se imagine linda em seu vestido de noiva e se divertindo muito.