Home » O Casamento » Chá » Chá de Lingerie: enxoval para a lua de mel e muita diversão entre amigas

Chá de Lingerie: enxoval para a lua de mel e muita diversão entre amigas

Foto: Getty Images

Por muito tempo, o Chá de Panela ou Chá de Cozinha foi a única opção para reunir a noiva e as convidadas antes do casamento, para um momento de interação, diversão e, também, ajuda para completar a extensa lista de utensílios necessários para a nova vida de casados. Hoje, porém, embora ainda seja utilizado, outras opções de eventos surgiram para “substituir” ou, simplesmente, complementar as comemorações que antecedem o grande dia.

Casais que já moram juntos, por exemplo, e por isso já têm a casa “completa”, costumam dispensar uma reunião que conte com uma lista de presentes a serem dados. Alguns optam por fazer um Chá Bar, uma versão moderna do Chá de Cozinha, mas em que são convidados tanto mulheres como homens, e os presentes, em geral, são para o bar do casal: cervejas importadas, vinhos, entre outras bebidas, além de acessórios de coquetelaria, copos e taças.

Entre as mulheres, porém, o Chá de Lingerie é o evento que mais tem se destacado nos dias atuais. A ideia, basicamente, é presentear a noiva com roupas íntimas para que ela possa aproveitar da melhor maneira a noite de núpcias e apimentar o início do casamento. Além disso, claro, a reunião torna-se um momento de muita diversão entre ela e as amigas mais íntimas.

O consultor matrimonial Estênio Azevedo explica que o chá de lingerie é uma reunião exclusivamente feminina e íntima, na qual a noiva deve se sentir bem à vontade com suas amigas e madrinhas. “Um verdadeiro ‘Clube da Luluzinha’, cujo o tema gira em torno da preparação para a noite de núpcias do casal. A ideia é trocar experiências e se divertir entre amigas”, diz.

Quer entender melhor como funciona o Chá de Lingerie e por que hoje em dia ele é o evento “queridinho” entre as mulheres que vão se casar?! Confira todas as informações abaixo!

1. Organização

O evento geralmente costuma ser organizado por uma parente (irmã, prima) próxima ou pelas amigas mais íntimas da noiva. Azevedo comenta que o chá pode ser organizado até mesmo pela noiva, desde que uma outra pessoa fique responsável por criar as brincadeiras que serão realizadas.

Dessa forma, o evento pode ou não ser uma surpresa para a noiva, mas o mais recomendado é que pelo menos as brincadeiras que serão feitas sejam guardadas a sete chaves, para surpreender a noiva no dia da reunião!

“Costumo recomendar que a organização do chá seja feita por alguém bem próximo à noiva, por se tratar de um evento que traz a intimidade dela como foco, é necessário ter ciência do quanto ela se sentirá à vontade em se expor”, comenta Azevedo.

“Dividir as tarefas é sempre a melhor opção, principalmente porque tem muita gente a fim de ajudar e, nessa altura do campeonato, a noiva estará louca com os preparativos do casamento”, destaca o consultor matrimonial.

Se o evento não for uma surpresa para a noiva, geralmente, cabe a ela fazer a lista de presentes, indicando modelos, cores e lojas de lingeries que sejam do seu agrado. Se for uma surpresa, porém, as convidadas terão que arriscar na compra dos presentes.

Geralmente, o Chá de Lingerie é realizado cerca de um mês antes do casamento. Mas é fundamental levar em consideração os compromissos da noiva.

No caso de o evento ser uma surpresa para noiva, é fundamental se planejar com bastante atenção e contar com a ajuda do próprio noivo, da mãe ou irmã dela, por exemplo, isso para não correr o risco de a noiva marcar outro compromisso no mesmo dia.

2. Tema/Decoração

A ideia é deixar a criatividade fluir na hora de escolher o tema e a decoração! “Se for optar pelo básico, pense em algo romântico, sensual ou picante, podendo criar desde um conto de fadas até mesmo um cabaré. Para o romantismo, use tons suaves como rosa bebê e lilás; tons pastel também ornam com essa temática”, diz Azevedo.

“Mas, se a ideia for sensualizar, abuse das cores quentes, com suas respectivas combinações, a minha sugestão é combinar o preto (mistério) com o vermelho, laranja ou amarelo, mas lembre-se que o importante é se divertir, e para isso não precisa se prender aos diversos temas que vemos na internet. Busque inspirações, mas crie algo que seja realmente a sua cara (ou a cara da noiva, caso o evento esteja sendo organizado pelas madrinhas e amigas)”, acrescenta o consultor matrimonial.

3. Comidas e bebidas

Azevedo destaca que deve ser oferecido algo prático e que possa ficar exposto para as pessoas se servirem à vontade e quando quiserem. “Sugiro bons petiscos, frios, bolos, tortas ou o clássico pão de metro. Doces também são muito bem-vindos, principalmente os derivados de chocolate (bombons em formato de coração fazem um enorme sucesso)”, diz.

Para quem quer caprichar, bolo e docinhos e/ou chocolates decorados com tema lingerie são ótimas opções!

Em relação às bebidas, fica a critério dos gostos da noiva e das convidadas. Se têm o hábito de tomarem cerveja, por exemplo, ótimo. Um espumante também é uma boa pedida. É fundamental também ter bebidas não alcoólicas, como água, suco e/ou refrigerante. Para os “castigos”, podem ser utilizados copinhos de tequila, ou pinga, ou vodca etc., preferencialmente de acordo com as preferências da noiva. (Afinal, é sacanagem obrigá-la a tomar uma bebida que odeia, né?).

4. Atividades e brincadeiras

Assim como num Chá de Panela, as brincadeiras são essenciais no Chá de Lingerie. As possibilidades são inúmeras!

“Existem diversos tipos de brincadeiras que podem ser realizadas, algumas mais simples como as que se faziam em Chás de Cozinha ou Chá de Bebê, ou até mesmo as mais picantes, muitas vezes com a utilização de brinquedinhos encontrados em casas especializadas (sex shop). De todas as possibilidades, a mais utilizada é o desfile que a noiva faz com os presentes que recebeu, dando a chance de todas comentarem e sugerirem outras combinações, mas claro, apenas se ela se sentir à vontade para tal”, comenta Azevedo.

Abaixo você confere algumas ideias para um chá muito divertido!

  1. A noiva desfila com algumas das lingeries que recebeu, dando a chance das amigas comentarem e sugerirem outras combinações.
  2. Antes de abrir o presente, a noiva deve tentar adivinhar a cor da lingerie. Se acertar, a amiga que está dando o presente paga o “castigo” (que pode ser beber um copo de bebida, ou fazer alguma imitação, ou dançar, ou pintar o rosto etc.). Se a noiva errar, ela é quem paga o “castigo”.
  3. Pode-se comprar vários itens “sensuais”, como calcinhas, sutiãs máscaras, partes de fantasias etc. Uma das organizadoras vai colocando um item por vez na caixa. A caixa deverá, então, passar de mão em mão na roda de convidadas e, quando a organizadora parar a música, a pessoa que estiver com ela deverá abri-la e vestir ou usar o que estiver dentro.
  4. Antes do dia ou no início da festa, cada convidada escreve em um pedaço de papel uma frase curta sobre alguma situação que aconteceu com a noiva e ela: por exemplo, um mico de infância; uma situação engraçada da época do colégio; uma festa em que se divertiram muito juntas etc. Enfim, algo que a noiva possa lembrar e que possa ser compartilhado com as demais pessoas participantes do chá. Os bilhetes anônimos devem ser colocados em uma caixa; cada participante tira um papel e lê para todas. A noiva precisa então acertar quem foi a autora da frase. Se errar, paga um castigo (que deverá ser definido antecipadamente entre todas).
  5. Bastante tradicional, a brincadeira de perguntas e respostas tem o objetivo de avaliar se os noivos estão em sintonia. Faça um questionário e colha as respostas do noivo antes do chá acontecer. No dia da festa, as mesmas perguntas são feitas para a noiva e as respostas devem “bater”. Se ela errar alguma resposta que o noivo não tenha respondido igual, deve pagar o castigo (definido também previamente). Se ela acertar, porém, pode escolher alguém para pagar o castigo no lugar dela! Valem perguntas mais genéricas como “qual sua comida preferida”; questões bem específicas sobre o casal, por exemplo, “quando vocês se viram pela primeira vez”; ou até perguntas mais picantes e/ou inusitadas.
  6. Cada participante escreve em um papelzinho uma de suas características e o seu nome. Quem estiver coordenando esta brincadeira, pega um dos papéis e lê em voz alta somente a característica. A noiva deve então acertar o nome da amiga. Se errar, pago o castigo. Se acertar, a amiga é quem paga o castigo.
  7. Cada convidada escreve num papel um “segredinho para manter o relacionamento sempre feliz” (pode ser um “conselho sério”, ou algo mais informal, divertido). A noiva receberá todos os papéis e deverá adivinhar quem deu cada sugestão. Se errar, paga prenda. Se acertar, quem paga prenda é a amiga!
  8. Declaração de amor: a noiva deve ligar para o noivo, com o celular no alto faltante, e fazer uma declaração de amor para ele, utilizando, porém, algumas palavras inusitadas escolhidas pelas organizadoras do chá, que vão anotando as palavras na hora e mostrando para a noiva!
  9. A organizadora deve separar algumas fotos da noiva com as demais convidadas e/ou outras pessoas, e cobrir (com um papel preto, por exemplo, ou no próprio computador, caso a apresentação seja passada em PowerPoint) uma das pessoas da foto. A noiva deverá então acertar quem é a pessoa que “está faltando” na foto. Se errar, paga prenda. Se acertar, escolhe alguma das convidadas para pagar.
  10. A noiva cita um item que as convidadas costumam/podem ter na bolsa. Aquelas que não tiverem o item devem pagar um castigo. Depois, as convidadas podem fazer a mesma brincadeira com a noiva: se ela não tiver os itens citados na bolsa, paga o castigo. Exemplos: espelhinho, batom, foto do namorado/noivo/marido, escova de cabelo, escova de dente, caneta etc.
  11. Adivinhe a música: uma das convidadas deve pedir para a noiva cantar uma música com determinada palavra. Se ela cantar, a convidada paga prenda. Se errar, ela paga. Ideias: cantar uma música com “casamento”; com a palavra “marido”; com a palavra “relacionamento” etc.

Essas são apenas algumas sugestões porque o que vale mesmo é usar a criatividade! É necessário, porém, levar em conta o estilo da noiva e respeitar sua intimidade. Por exemplo, se ela é uma pessoa que não bebe, é totalmente desnecessário querer obrigá-la a tomar determinadas bebidas como castigo! Se ela é muito tímida e reservada, certamente não gostará de ter que vestir as lingeries que ganhou e/ou falar sobre detalhes do seu relacionamento.

Além disso, na hora de falar de situações do passado, as organizadoras/convidadas devem tomar cuidado para não expor assuntos que a noiva não gostaria que fossem compartilhados com outras pessoas do evento. Bom senso é fundamental!

5. Lista de presentes e convites

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Azevedo destaca que essa é uma responsabilidade da própria noiva. “É ela quem deve indicar o que gosta de usar e quais modelos a deixam mais confortável. Lembre-se que estamos falando de roupa íntima, então a noiva tem que se sentir à vontade para expor o seu gosto pessoal para as pessoas que irá convidar. Indicar lojas também é uma boa opção, mas é importante avaliar o preço das lojas selecionadas e ver se atende o seu público. Uma dica são as grandes lojas de departamento como Marisa, C&A e Renner, lojas populares e facilmente encontradas. Mas se a noiva costuma usar apenas peças de uma loja específica, é essa loja provavelmente que ela vai indicar”, diz.

Caso o Chá de Lingerie seja uma surpresa para a noiva, as próprias organizadoras/convidadas irão arriscar na compra dos presentes. É importante saber o número que ela costuma usar e tentar levar em conta suas preferências para dar peças que ela realmente irá usar. É interessante também comprar em lugares onde ela possa trocar caso o presente não sirva ou ela não goste.

Alguns itens que podem fazer parte da lista de presentes são:

  • Calcinhas avulsas (podendo ser de renda, ou de algodão, mais ou menos sensuais, levando em conta o gosto da noiva);
  • Camisolas curtas;
  • Camisola longa (de preferência, de seda);
  • Conjuntos de calcinha e sutiã (depende muito do gosto da noiva, mas as cores brancas e pretas são as que fazem mais sucesso);
  • Sutiãs avulsos;
  • Chinelos (de preferência, decorados, bem bonitinhos);
  • Espartilho completo;
  • Robes;
  • Baby doll;
  • Sais de banho e/ou óleos de massagens;
  • Brinquedinhos encontrados em sex shop.

Em relação às convidadas, vale lembrar que devem ser chamadas somente aquelas mulheres que têm bastante intimidade com a noiva. Caso ela esteja “por dentro” do evento, ela mesma indicará quem deve ser chamada. Mas, se o evento estiver sendo organizado por amigas, como uma surpresa para a noiva, o bom senso fica por conta da organização! É preferível fazer uma reunião entre 8 a 10 amigas de uma mesma turma (com quem a noiva tenha intimidade), do que chamar mais gente e, no fim, deixar a noiva envergonhada para falar sobre certos assuntos e/ou participar de determinadas brincadeiras.

Na hora de criar o convite para o evento, criatividade é fundamental! “O número de convidadas é pequeno (por se tratar de uma reunião bem intimista), então vale confeccionar algo mais caprichado, baseado no tema que escolheu para a decoração. Quanto às informações, o que não pode faltar são os detalhes da lista de presentes, além de indicação de trajes, fantasias ou adereços, caso tenha”, diz Azevedo.

Caso a festa seja surpresa, é fundamental sinalizar isso no convite, para que nenhuma convidada “dê furo” e comente sobre o chá com a noiva!

6. Lembrancinhas

Existem mil e uma possibilidades e o que vale é usar a criatividade! Porém, como o Chá de Lingerie é, na verdade, um evento que antecede o evento principal (o casamento), não é necessário gastar muito tempo e nem dinheiro com isso. Ao menos que a noiva e/ou as organizadoras façam muita questão!

“Defendo que a lembrança, em qualquer evento, deva ser algo útil, seja um chaveiro ou uma caixa com bebida e taça, por exemplo”, destaca Azevedo. “Mas, para esta ocasião em específico, recomendo alguma guloseima, como cupcakes, minibolos, bolo de pote, maçã do amor, brownie, pão de mel ou uma marmitinha decorada com doce. Sugiro isso para que não demande muita energia elaborando um megachá de lingerie tendo em vista que o grande dia se aproxima”, diz.

“Minha dica para a noiva é: deixe que suas madrinhas e amigas trabalhem e te surpreendam com a organização do seu chá, enquanto você cuida dos mínimos detalhes para impressioná-las no casório”, acrescenta o consultor matrimonial.

7. Local

Azevedo destaca que o local escolhido deve ser aquele no qual a noiva sinta-se bem à vontade. “É a intimidade dela que será exposta, por isso não pode haver constrangimento e, se houver, é porque a brincadeira está passando do ponto. Seja na casa de uma amiga, na própria casa ou no salão do condomínio, as organizadoras devem sempre se atentar e zelar para que a noiva esteja bem com tudo o que foi preparado para ela, e se perceberem que algo não está agradando, vale abortar a missão, ligar o som, beber algo e curtir de uma forma que todas estejam felizes, principalmente a homenageada”, destaca.

Barzinhos, restaurantes ou qualquer outro lugar público não são recomendados para este tipo de ocasião. O melhor mesmo é realizar o chá na casa de uma das organizadoras, na casa da própria noiva, no salão do prédio, numa chácara etc.

Se o evento for uma surpresa para a noiva, é fundamental pensar em como a levará até o local! Tudo isso deve ser planejado com antecedência.

8. Fotografia

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Não podem faltar registros deste momento especial! Como a festa é bastante intimista, muita gente acaba optando por deixar responsável pelas fotos uma das organizadoras/convidadas que tenha mais experiência em fotografar. Porém, vale destacar, nada se compara ao trabalho de um fotógrafo profissional!

Se a própria noiva está organizando o chá, ela mesma tomará a decisão, se quer ou não contratar um fotógrafo. Ela deverá avaliar, inclusive, se continuará se sentindo “à vontade” com a presença do profissional no evento. Talvez, contratar uma fotógrafa seja uma boa opção.

Se são as amigas/madrinhas/familiares que estão organizando o chá, elas devem entrar num acordo sobre a presença ou não de um fotógrafo profissional. Avaliando a questão da intimidade da noiva e também o financeiro. Mas, de toda forma, caso optem por não contratar um profissional, devem lembrar-se de eleger uma responsável por registrar os melhores momentos e a decoração deste evento único na vida da noiva, que, com certeza, renderá para sempre boas risadas!

Inspirações: Chá de Lingerie em vídeos

Nos vídeos abaixo você pode se inspirar com alguns eventos e conferir as dicas dadas por blogueiras sobre Chá de Lingerie!

1. Nitielle Mendes

O vídeo mostra parte das brincadeiras realizadas no chá da Nitielle Mendes, do blog Bula Fashion.

2. Garota de Floral

Detalhes do Chá de Lingerie realizado ao ar livre, com tema Tiffany/Bonequinha de Luxo.

3. Estéfane Gluci

No vídeo, Estéfane mostra como foi feita a decoração do evento e algumas das brincadeiras realizadas. O diferencial neste caso é que, depois, o Chá de Lingerie transformou-se em aniversário.

4. Babi Costa

No vídeo, Babi mostra um pouco do que rolou em seu chá, que foi preparado por ela e por uma de suas madrinhas.

5. Ana

O vídeo mostra as madrinhas e amigas da Ana, do blog Lar Doce Ana, preparando um Chá de Lingerie surpresa para ela.

Mais inspirações

Você pode ainda se inspirar com mais fotos abaixo!

Foto: Reprodução / Berries and Love

Foto: Reprodução / Berries and Love

Foto: Reprodução / De Seda

Foto: Reprodução / De Seda

Foto: Reprodução / Meu Dia D

Foto: Reprodução / Meu Dia D

Foto: Reprodução / Meu Dia D

Foto: Reprodução / Meu Dia D

Foto: Reprodução / Meu Dia D

Foto: Reprodução / Meu Dia D

Foto: Reprodução / Noiva Nova

Foto: Reprodução / Noiva Nova

Foto: Reprodução / Noiva Nova

Foto: Reprodução / Noiva Nova

Foto: Reprodução / Aline Prolo

Foto: Reprodução / Aline Prolo

Foto: Reprodução / Larissa Ronchi

Foto: Reprodução / Larissa Ronchi

Foto: Reprodução / Carol Tognon

Foto: Reprodução / Carol Tognon

Foto: Reprodução / Inspire Blog

Foto: Reprodução / Inspire Blog

Foto: Reprodução / Colher de Chá Noivas

Foto: Reprodução / Colher de Chá Noivas

Foto: Reprodução / Peguei o Bouquet

Foto: Reprodução / Peguei o Bouquet

Por fim, lembre-se: o Chá de Lingerie deve ser um evento intimista, onde, sobretudo, a noiva sinta-se à vontade. De resto, o importante é usar a criatividade e, claro, se divertir muito!!

Deixe um Comentário ( Não Custa nada )

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

x

Check Also

Vestido de noiva princesa 2018: românticos e inesquecíveis

Talvez inspirados pelos contos de fadas, ele é um clássico sempre presente na passarela que ...

75 modelos de buquê de noiva 2018

No casamento, algumas  tradições mudam com passar do tempo, outras permanecem. Carregar flores a caminho ...