Home » O Casamento » Casar na praia, no campo, ao ar livre? Saiba qual é a melhor época em cada região do Brasil!

Casar na praia, no campo, ao ar livre? Saiba qual é a melhor época em cada região do Brasil!

Como não cair de amores por casamentos ao ar livre? No campo, no jardim ou na praia, a energia da natureza parece abençoar a união do casal. Mas apesar de encantador, o céu aberto pode ser tornar um pesadelo para os noivos caso a temperatura não esteja agradável ou, pior, o tempo mude inesperadamente. Para evitar grandes frustrações, é primordial para aqueles que sonham em casar na praia, no campo, ao ar livre, saibam qual é a melhor época em cada região do Brasil!

Le Canton

Le Canton | Foto: Maiatos

Qual o melhor mês para casar ao ar livre?

Seja na praia ou no campo, se você quer um casamento ao ar livre, precisa estar por dentro da época de maior incidência de chuvas na sua região. Afinal, dependendo da decoração da festa, uma chuva inesperada pode ser catastrófica!

Zéfiro Eventos

Zéfiro Eventos | Foto: Lia Soares

Sudeste

  • Os piores meses

Já começamos com um alerta vermelho para quem está na região Sudeste: o final de dezembro e o mês de janeiro trazem o verão a todo vapor e, de quebra, também os famosos “pés d’água”, muitos deles acompanhados de vento forte. Por este motivo, é bom repensar caso você esteja planejando um evento a céu aberto para este período.

Espelho das Águas
IF Espaço Múltiplo

IF Espaço Múltiplo | Foto: Marina Lomar
  • Os melhores meses

Abril é considerado por muitas cerimonialistas da Região Sudeste como o melhor mês para se casar: o clima é bem mais ameno, nem muito quente e ainda nem tão frio, e tanto as chuvas de verão como  as águas de março já passaram. Perfeito para um casamento ao ar livre!

Ferradura Inn

Ferradura Inn | Foto: Divulgação
Pousada Bucaneiro

Pousada Bucaneiro – Foto: divulgação

Por isso, este é também um mês muito disputado pelas casas de festas com áreas externas. Planeje-se com bastante antecedência para garantir sua data!

O mês de maio é outra ótima opção para casamentos em ambientes abertos na região sudeste: a luz natural do outono é mais suave, excelente para fazer fotos na praia.

Galeria Jardim

Galeria Jardim | Foto: Divulgação
Maison Saint Germain

Maison Saint Germain | Foto: Artistic Photo

Norte e Nordeste

  • A melhor época

Já aqueles que planejam o casório dentro da faixa que vai do Norte da Bahia até o Rio Grande do Norte, durante o verão, podem esperar dias predominantemente ensolarados, bastante quentes e pouquíssimas chuvas, que só costumam chegar lá por volta de abril. Sem falar que, escolhendo casar na praia, você e seus convidados ainda aproveitam aquela brisa suave e gostosa que só o litoral do Nordeste tem. Sinal verde!

O estio predomina novamente em agosto e, entre outubro e dezembro, o tempo fica bem firme, com quase nenhuma chuva. Ah, o Nordeste…

 

B Blue Beachhouses

B Blue Beachhouses – Foto: divulgação
  • A pior época

O “inverno” desta parte do Brasil começa em abril, com mais chuvas em junho ou julho, portanto, nessa época é melhor evitar fazer uma festa de casamento totalmente ao ar livre, é bom contar ao menos com toldos ou pérgolas. Lembre-se que é pior somente pelas chuvas, não pela temperatura, que pode ser bem agradável!

Txai Resorts

Txai Resorts | Foto: Divulgação
  • As excessões

É importante lembrar que no Sul da Bahia o clima se comporta de uma maneira um pouquinho diferente dos vizinhos nordestinos: a região tem chuvas bem distribuídas por todo o ano, o que significa uma probabilidade igual de se molhar para todos os meses. Se tiver que escolher entre casar na região do Nordeste, mais acima, durante o “inverno” (de abril a julho) ou casar no mesmo período no Sul da Bahia, é preferível ficar com a segunda opção, pois as chuvas serão menos frequentes.

Casa da Figueira

Casa da Figueira | Foto: Cake Photo Wedding Photography

Sul

Em termos de chuvas, a região Sul do Brasil tem o clima ligeiramente parecido com o da região Sudeste: seus verões são úmidos e têm pancadas de chuva no fim da tarde, e os outonos são mais secos, o que faz dos meses de abril e maio excelentes opções para os casamentos ao ar livre. As primaveras são mais chuvosas.

Dica: As temperaturas são bem mais baixas do que no Sudeste: caso escolha um casamento a céu aberto no inverno ou início da primavera, prepare um modelito mais quentinho para não sofrer com o frio!

Villa Cavalcare

Villa Cavalcare | Foto: Robson Lazzari

Centro Oeste (e interior do Sudeste)

De abril até o fim de setembro é o período em que o sol mais brilha na região central do Brasil, que abrange o interior do Sudeste e o Centro Oeste. O verão também é chuvoso, mas tanto o outono, quanto o inverno, têm o tempo bem firme e muito dificilmente têm chuvas – que chegam ocasionalmente, trazidas pelas frentes frias da faixa litorânea.

Vale Verde
Vale Verde | Foto: Divulgação

Mesmo programando minuciosamente seu casamento para a melhor época, lembre-se sempre de ter um plano B em caso de chuva na manga. Conheça a nossa lista de fornecedores de espaços para casamento ao ar livre e consulte os excelentes serviços para não passar sufoco no grande dia! E, se por um acaso algo mais fugir do controle, que tal relaxar e fazer como diz a música Felicidade, de Marcelo Jeneci: “Dançar na chuva quando a chuva vem”? Aproveite também a gostosa fase de preparativos para pensar nos seus Votos de casamento: passo a passo para escrever a mais linda declaração de amor!

Deixe um Comentário ( Não Custa nada )

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

x

Check Also

Coisas que deve fazer antes de subir no altar

Carlos Rocha Fotografia Emoções à parte, o dia deverá ser voltado para cuidar da beleza e ...

O Significado Da Flor de Laranjeira Nos Casamentos

As flores de laranjeira são um símbolo de amor eterno, pureza e fidelidade. Hoje em ...