Home » O Casamento » Casamentos orgânicos: 6 motivos para optar por esta tendência

Casamentos orgânicos: 6 motivos para optar por esta tendência

Lovely Moments

Desde os convites de casamento em papel vegetal, passando por looks simples ou umas ideias de decoração de casamento baseadas em materiais reciclados e no DIY e terminando em lembranças de casamento handmade e repletas de personalidade. Sim, os casamentos orgânicos apresentam-se como a última grande tendência dos casamentos atuais, regendo-se por umas celebrações com uma clara consciencialização pelo meio ambiente e perfeitamente adaptadas às distintas ideias originais para o dia C que surgiram nos últimos anos. Vais apostar no eco-friendly no teu dia, ou estás a pensar nesta tendência? Deixamos-te seis motivos para o fazeres!

1. Convites e lembranças de casamento artesanais

Os noivos eco-friendly marcam o estilo do seu casamento desde o momento em que decidem dar este passo. Os seus convites de casamento personalizados, passando pelo Save the Date ou cartões de agradecimento são amigos do ambiente, normalmente realizados em papel vegetal ou mesmo enviados por email, evitando assim o uso do papel. É um facto, os noivos ecológicos evitarão o uso de químicos e tintas prejudiciais ao meio ambiente.

Pedro Filipe Fotografia

No que diz respeito às lembranças de casamento, plantas, sementes, sabões artesanais, frutas ou produtos orgânicos, como marmelada ou chocolate artesanal, por exemplo, resultam nas melhores alternativas para oferecer aos convidados de um casamento orgânico. Além de únicos, personalizados, úteis e de grande qualidade, são amigos do meio ambiente e resultam numa das grandes tendências para casamentos 2017.

2. Look de noiva natural e elegante

Rute Leonardo Photo&Video

Peça chave para a noiva, o vestido que esta usará no grande dia sempre será confecionado com tecidos orgânicos, fibras naturais, algodão e bambú. Por norma, a noiva ecológica opta por estilos que podem variar entre o rústico, boho chic ou vintage. O vestido escolhido, além de ecológico, obedece a um parâmetro de comodidade único. Tecidos fluídos, leves e que facilitam os movimentos são tudo o que vestidos de noiva simples, em estilo vintage ou boho chic podem oferecer a quem decide casar dentro desta tendência.

No que diz respeito a outros detalhes do look, a maquilhagem baseia-se em produtos com ingredientes naturais que não recorrem aos testes em animais. Esta é uma vantagem, já que é sempre conveniente apostar por produtos que não contenham químicos, uma vez que não danificam a pele. Por outro lado, as alianças de um casamento eco-friendly representam mais uma grande oportunidade dos noivos respeitarem a filosofia ecologista, apostando por diamantes, pedras preciosas e metais éticos, extraídos de uma forma legal e controlada.

Rute Leonardo Photo&Video

3. Celebrar o casamento no meio da natureza

Existe entorno mais perfeito para celebrarem o vosso amor? Nos casamentos orgânicos, a escolha do banquete é um dos pontos mais importantes para os noivos. Neste tipo de enlace, a tendência é apostarem por espaços situados no meio da natureza, abastecidos por energia renovável. Sem dúvida, a “desculpa” perfeita para escolher uma decoração rústica, feita a partir de materiais reciclados e com elementos fundamentais como um bolo de casamento simples, que combinarão perfeitamente com o entorno escolhido.

4. Menu ecológico, vegetariano e saudável

Rute Leonardo Photo&Video

O menu dos casamentos orgânicos é composto por produtos ecológicos, sem aditivos nem químicos, mas isso não significa que não contenha carne, por exemplo. Normalmente muito variados e nutritivos, a aposta recai sobre um buffet e bolo de casamento original e vegetal. Para acompanhar, bebidas alcoólicas e sumos naturais orgânicos e sem grandes adições de açucar. Os noivos orgânicos, privilegiam e apoiam os chamados produtos de Km 0, cultivados por produtores locais, o que também reduz e muito a poluição por transporte.

5. Iluminação com velas

Num casamento orgânico, e para os que desejam casar ao fim da tarde, a iluminação não será um problema. Nada pode ser mais romântico que um ambiente perfeitamente iluminado à luz das velas. Além de cuidarem do ambiente, os casamentos eco conseguem oferecer a todos os presentes, um entorno intimista muito romântico e especial.

Filipe Santos Fotografia

5. Decoração natural, detalhes shabby chic e transporte ecológico

Seguindo a tendência marcada pelos casamentos vintage ou shabby chic, os noivos eco apostam por uma decoração que varia entre estes dois estilos para o seu dia. Objetos antigos, normalmente conseguidos em segunda mão e bem mais económicos, caixas de fruta, e flores naturais são detalhes indispensáveis na decoração de casamento orgânica, bem como as suas prendas de casamento originais e amigas do ambiente. Estas últimas, e tal como na decoração de qualquer enlace, assumem um papel muito importante neste tipo de celebrações. Para esta ocasião, os noivos priorizam ao máximo flores de temporada, cultivadas sem componentes químicos.

Light Story

No que diz respeito ao transporte, e para reduzir os gastos em gasolina e emissão de gases nocivos para o meio ambiente, é comum apostar-se por veículos sustentáveis como as bicicletas. Para transportar os convidados, a opção mais popular é alugar uma carrinha para que todos possam deslocar-se apenas num veículo.

Mariana Gama Creative Photography

Uma vez tenham decidido que este é o vosso estilo, não se esqueçam de pensar nos detalhes da decoração de casamento. Lembra-te que, ao ser um casamento orgânico, pouparás e muito no orçamento e até em detalhes como as alianças de casamento, e serás amiga do ambiente até no dia mais especial da tua vida. Sem dúvida, uma grande opção para os casamentos 2017 e das próximas temporadas.

Deixe um Comentário ( Não Custa nada )

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

x

Check Also

Como a noiva e o noivo encaram cada situação planejando o casamento: existem diferenças?

Ele fez a grande pergunta, você disse “sim” e agora o momento é de organização ...

Como responder as perguntas sobre o valor do seu casamento (educadamente)

A partir do momento que vocês se tornarem noivos inúmeras perguntas vão começar a aparecer, ...