Home » A Festa » Buffet de casamento sazonal: outono, a estação das frutas

Buffet de casamento sazonal: outono, a estação das frutas

Texto Ana Siqueira

Sai verão, entra outono! Confira dicas imperdíveis para um buffet de casamento com alimentos que são a cara da estação.

O outono mal começou e já entramos no clima, trazendo combinações de pratos imperdíveis para deixar o seu buffet de casamento com a cara da estação. Há quem diga que maio é o mês das noivas, mas qualquer data entre o final de março e meados de junho traz condições perfeitas para inovar no cardápio e garantir ingredientes frescos, leves – e deliciosos, é claro!

A ideia de utilizar alimentos sazonais parece crescer a cada dia, graças à qualidade superior apresentada pelos produtos da época. Pensando nisso, conversamos com especialistas da gastronomia nacional para reunir as melhores dicas para essa estação. Afinal, o menu é parte essencial de um casamento de sucesso.

SAUDÁVEL, MAS (MUITO) GOSTOSO!

Nesta estação, legumes sazonais como berinjela, beterraba, abobrinha e batata doce – que está em alta desde o verão – são ótimas pedidas. A berinjela funciona muito bem como antepasto ou em cozidos. Já a beterraba, de forte valor nutricional e marcado sabor terroso, tem uma coloração que promete agradar não apenas o paladar, mas também a visão dos convidados.

Foi com isso em mente que a Rappanui Gastronomia, – comandada pelos chefs Margareth Rocha e Ricardo Pires, e especialista em finger foods no Rio de Janeiro – criou um risoto de beterraba com camarão na crosta de castanha. Caso opte por um prato nesse estilo, o complemento perfeito é um vinho tinto seco leve e menos encorpado, para não contrastar com o sabor da beterraba.

“A beterraba é um legume bastante versátil, que pode ser consumido e preparado de várias formas, como em saladas crua ou cozida, consomês – uma espécie de sopa refinada – e em caldos, dando ao prato uma coloração peculiar”, explicam os chefs.

AMAR

Buffet de casamento - Risoto de beterraba com camarão na crosta de castanha - Foto: Tati Pinho

  • Raio-X dos legumes: encontrada de março a maio, a abobrinha é fonte de vitaminas do complexo B e possui poucas calorias, além de ser rica em minerais como fósforo, cálcio e ferro. A batata-doce, por sua vez, é fonte de potássio e cálcio, e também ajuda na formação e fortalecimento dos ossos, contração muscular e na diurese

Outro ponto a se pensar, lembra o buffet de Ecila Antunes, é que o outono representa a entrada do inverno, então investir em pratos mais quentes é ter certeza de agradar a todos. Para ela, algumas pedidas perfeitas são o aligot –espécie de purê elástico de queijo com batatas originário da região de Aveyron, na França – escalope de foies gras e lombinho com molho bordelaise e cebolas carameladas. De acordo com Ecila, que possui mais de 20 anos no mercado de casamentos, a carne de porco está em alta e tem tudo a ver com o outono.

AMAR

Buffet de casamento - Aligot e lombinho com molho bordelaise - Foto: Ecila Antunes

Isso não significa, porém, que os noivos não possam apostar em pratos com frutos do mar. O Privilège Buffet e Eventos, por exemplo, selecionou uma criação do chef Pablo Oazen para ser o destaque desta estação em seus eventos: o polvo à feira, servido com batatas ao açafrão e azeite de páprica. Já o Buffet Fasano optou um consomê clássico da cozinha italiana, a polenta com funghi. “Quentinha, ela é ideal para balancear o menu, nessa período de transição na qual as temperaturas costumam ser mais amenas”, explicam eles.

AMAR

Buffet de casamento - Polvo à feira - Foto: Wanderson Monteiro

AMAR

Buffet de casamento - Polenta com funghi - Foto: Divulgação

O tamanho da porções evidencia uma tendência que se faz cada vez mais presente nos casamentos: coquetéis volantes, com porções menores para que os convidados possam comer em pé. Na experiência do chef Emmanuel Bassoleil, que assina os pratos oferecidos pelo buffet do Hotel Unique, essa modalidade requer mais mão de obra e diversificação dos alimentos.

No caso do outono-inverno, ele destaca a entrada de receitas com mais queijo – como, por exemplo, o delicioso mix de brie com damasco – e o aumento de itens quentes. “Nesta época costumamos passar 12 ou 13 canapés quentes e oito frios. É o contrário do verão, quando apostamos em uma quantidade maior de itens frios”, explica Emmanuel Bassoleil.

  • Alimentos coringa: o especialista também lembra que alguns alimentos, como o champignon, podem ser encontrados o ano inteiro. Saborosos, eles podem ser ingredientes-chave na hora de montar um cardápio de casamento

ESTAÇÃO DAS FRUTAS

Além dos pratos salgados, o tempo mais fresco propicia melhores colheitas, emprestando ao outono o apelido de “estação das frutas”. As que aparecem de forma mais marcante são tangerina, kiwi, maracujá, limão, morango e carambola – especialmente no Nordeste. Pensando nisso, Emmanuel Bassoleil recomenda incluir no cardápio uma salada de frutas bem temperada, sem deixar de lado uma cachaça envelhecida para intensificar seu sabor.

Usar frutas da estação no cardápio de bebidas também é essencial. Boas opções, de acordo com a Top Bartender, são os ponches, sangrias e clericot. No que se refere aos destilados, por outro lado, eles sugerem combinações com cachaça, uísque e gim tônicas.

AMAR

Buffet de casamento - Drinques de outono - Fotos: Tathi Carvalho Fotografia

  • Inspire-se! A Top Bartender selecionou três opções de drinques imperdíveis para um buffet de casamento no outono. O primeiro associa cachaça, cranberry, xarope de gengibre, licor de morango, limão, néctar de laranja e espumante. A dica é servir em uma poncheira de cristal para conferir ainda mais elegância ao seu evento
  • Pegada sour: para aquecer o clima fresco dessa estação, uma ideia é unir cachaça, suco de limão siciliano, clara de ovo, licor de cacau branco e bitter aromático. Para os que preferem o uísque, também é possível seguir uma mistura na mesma linha, com clara de ovo e limão

Gostou das nossas dicas de buffet de casamento em outono? Deixe nos comentários as suas combinações preferidas!

Deixe um Comentário ( Não Custa nada )

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

x

Check Also

BOLINHO DE CHUVA RECHEADO COM BOMBOM – Receitas de Minuto #322

Aprenda a fazer uma receita fácil de Bolinho de Chuva de Leite Condensado Recheado de ...

BOLO CASEIRO DE BRIGADEIRO I Receitas e Temperos

Hoje tem bolinho de caseiro super fácil de fazer e delicioso com cobertura de brigadeiro ...