Home » Bodas » Bodas de Casamento: Significado e Como Comemorar

Bodas de Casamento: Significado e Como Comemorar

Bodas de Casamento: Significado e Como Comemorar

Comemorar as bodas de casamento é uma forma de valorizar os bons momentos e uma forma de gratidão do casal, um pelo outro.

A renovação dos votos de casamento é uma comemoração especial para os casados. Geralmente, acontece nas datas de casamento mais importantes, mas isso não te impede de surpreender o marido (ou ser surpreendida) no data de comemoração do casamento de vocês.

Renovar os votos é uma forma de viver o sonho de uma festa casamento para aqueles que não tiveram oportunidade ou mesmo, reviver esse momento tão especial.

bodas anos de casamento

Após a lista, cito algumas ideias de comemoração para as principais datas de casamento.

Se quiser saber sobre as bodas mensais de casamento do 1º ano, tem um post super especial com todos os detalhes!

 Como comemorar sua Bodas de Casamento

Bodas de Papel 1 ano

Na bodas de papel é comemorado o 1º ano de casamento, onde inicia-se uma nova etapa na vida do casal, as promessas feitas irão “sair do papel” e realizar-se na prática.

A origem do nome se deve devido ao fato do papel ser frágil e a relação está só no começo, mas também significa flexibilidade e aceitação do casal, pois a partir disso irão começar uma caminhada juntos.

Uma forma de comemorar as Bodas de Papel é com uma viagem romântica. Com certeza é uma forma incrível e inesquecível. Eu optei por essa opção pois estávamos de férias na época. Exatamente no dia em que completamos 1 ano.

Se não tiver como viajar, que tal uma comemoração à dois? Reúna para uma noite de queijos e vinhos ou mesmo um jantar no seu restaurante favorito. O importante é não deixar passar em branco.

Bodas de Algodão 2 anos

As Bodas de algodão representam os 2 anos de casamento. E, assim como a bodas de papel, esta também representa fragilidade, mas a oportunidade de crescimento e fortalecimento do casal.

Para comemorar, você pode realizar uma noite romântica ou mesmo um jantar para amigos e familiares.

bodas de casamento bodas de 2 anos

 

Bodas de Trigo 3 anos

As bodas de 3 anos de casamento recebe o nome de trigo pois representa a fartura, prosperidade, alegria, com o sentido de alimentar essa união.

Um jantar temático, com uma decoração cheia de mimos e delicadezas, é uma ótima maneira de se comemorar a bodas de trigo.

bodas de 3 anos de casados

Bodas de Flores e Frutas 4 anos

Para esse boda de casamento, que tem as flores e frutas na sua representação, uma forma interessante de se comemorar é com um belo café da manhã ou mesmo um piquenique.

Você pode também encomendar uma bela cesta de café da manhã para duas pessoas e pedir para entregar cedinho. Uma surpresa para o marido super agradável.

bodas de casamento significado

Bodas de Madeira ou Ferro 5 anos

Com 5 anos de casados, o relacionamento já pode ser considerado sólido e resistente.

Comemorar as bodas de madeira ou ferro pode ser considerado um marco na vida do casal. Muitas coisas na vida dos dois já mudaram, tanto na relação pessoal como profissional. Alguns já possuem filhos, outros estão adquirindo patrimônio e a vida vai se consolidando, e juntos se tornando cada vez mais fortes.

bodas de casamento

Imagem: Bubu Love Arte em Madeira

bodas de madeira 5 anos de casados

Bodas de Estanho 10 anos

A primeira décadas juntos merece algo especial! Seja um jantar, uma festa, uma viagem ou um presente marcante. 🙂

O Estanho é um metal muito maleável. Assim como os casais que vivem uma década juntos, aprendemos que a necessidade de se adaptar e ceder ao outro está relacionado à durabilidade e estabilidade.

bodas de casamento

Imagem: Malu Vieira (casal: Luciana e Leo)

Bodas de Cristal 15 anos

O cristal é transparente, belo e representa vitalidade. Com 15 anos juntos, o casamento tende a ser sólido, baseado na transparência e bem definido.

Para comemorar, use e abuse na decoração de elementos transparentes, translúcidos, de vidro, acrílico ou cristal. Velas deixarão o ambiente ainda mais bonito e especial.

bodas de cristal

Imagem: Guia TudoFesta

bodas de casamento

Imagem: Elo7

Bodas de Porcelana 20 anos

As bodas de casamento de 20 anos tem a porcelana como símbolo. A porcelana é dura e resistente e é utilizada na modelagem de pratos, xícaras e vasos.

Uma união de 20 anos não é conquistada de uma hora para outra, precisou de tempo, modelagem e no processo foi diversas vezes aquecida pelos problemas que só os fortaleceu, deixando-os mais resistentes e prontos para desafios futuros.

Uma boa forma de comemorar é personalizar um conjunto de xícaras para o casal e montar aquele café da manhã.

bodas de casamento

Imagem: Nparolin

Bodas de Prata 25 anos

As Bodas de Prata é uma das bodas mais comemoradas pelos casais. Ela é muito esperada!

E atualmente as bodas de 25 anos são comemoradas com um grande evento em família. É costume também nesta data trocar a aliança por uma nova ou colocar um filete de prata na aliança existente.

Veja as inspirações:

bodas de casamento

Imagem: Decoração by Vic Meirelles – Bodas de Prata, Casa Fasano

bodas de casamento

Imagem: Ateliê Amora Amarela

Bodas de Pérola 30 anos

Comemorar bodas de pérola é celebrar um amor antigo e forte, que ultrapassa o tempo sem enfraquecer. Igualzinho às pérolas.

Geralmente o marido presenteia a esposa com um solitário de pérola, um lindo colar ou um pingente.

Como é uma data para poucos, vale comemorar com uma festa ou um jantar bem especial com a família.

bodas de casados 30 anos

bodas de casamento

Imagem: Pinterest

Bodas de Coral 35 anos

As bodas de 35 anos de casados, representada pelo coral, simbolizam o amadurecimento do relacionamento, assim como acontecem com os corais, que levam anos até se formarem totalmente. Tudo haver com a data, não é mesmo?

Para comemorar, um jantar com um cardápio de frutos do mar pode ser uma ótima opção.

bodas de casamento

bodas de casamento

Imagens: Madre Santa

Bodas de Rubi ou Esmeralda 40 anos

O Rubi é uma pedra vermelha valiosa e representa o amor nestas bodas de 40 anos. Como a maioria das bodas, geralmente se comemora com o marido presenteando a esposa com uma joia de rubi. Mas se quiser fazer diferente, uma viagem romântica para um lugar diferente é uma forma de marcar a data com grande estilo.

Você também pode soltar a sua imaginação e preparar um jantar temático, com a decoração com detalhes em vermelho.

bodas rubi

Imagem: Syvia Queiroz

Bodas de Platina ou Safira 45 anos

Se você já chegou aos 45 anos de casados, parabéns!  Alguns dizem que essa comemoração é a boda de platina, outros complementam e dizem que é de safira.

A platina é um metal sólido, pode ser maleável, mas é rígido, durável, estável e difícil de oxidar. Assim como deve ser um casamento que chega aos 45 anos de convivência. Já a safira é uma pedra consistente, tida como um talismã do amor e da união perfeita. Combinação perfeita! 🙂

bodas de safira

Imagem: Guia Feminina

Bodas de Ouro 50 anos

Uma das comemorações mais tradicionais. A data merece uma grande festa, com renovação dos votos e troca de alianças!

Bodas de ouro, são 50 anos de uma união constituída de muito amor, afeto, carinho, tolerância e desafios. Isso não é para qualquer um nos dias de hoje, por isso deve ser celebrado em grande estilo.

Veja algumas inspirações:

bodas de casamento

Imagem: Atelie Luli e Nany

bodas 50 anos

Imagem: Andrea Coutinho

bodas de casamento

Imagem: Moje

Bodas de Ametista 55 anos

A pedra ametista é relacionada à espiritualidade e à evolução da alma por meio do amor incondicional. Ao completar 55 anos de casamento é preciso valorizar ainda mais a harmonia entre o casal.

Na boda de ametista o casal possivelmente é de mais idade, por isso, se deseja realizar uma festa, pense em cores suaves para a decoração, para que fique delicado e elegante.

bodas de casamento bodas amentista

Imagem: Sr. Rafael e dona Helena – Folha de Lagoa

bodas de casamento bodas amentista

bodas de casamento bodas amentista

Imagens: Projeto dos Sonhos

Bodas de Diamante 60 anos

Marca histórica para muitos casais, a data merece uma comemoração com filhos, netos e amigos. Se preferir, uma bela jóia também é um presente encantador que a maioria das mulheres gostam.

Acredito que a boda de diamante carrega este significado por conta da durabilidade e estabilidade. A relação do casal cultivada ao longo de tantos anos mostra que o casamento é para sempre. assim como esta pedra preciosa.

Confesso que só conheço 1 casal que chegou nesse status! Quanta honra e inspiração.

bodas de 60 anos de casados

Imagem: Sr. Aderbal e Sra. Edena – Berries and Love

bodas

Imagem: Confeitaria Maná

Bodas de casamento de Vinho 70 anos

A analogia é simples: alguns vinhos ficam melhores quanto mais envelhecidos. Muitos chegam a ser mais valiosos que um diamante. E o significado dessas bodas é bem isso!

Com certeza é uma inspiração para todos nós!

bodas de vinho

Imagem: Sr. Lázaro e Sra. Maria

Bodas de Brilhante 75 anos

Com a expectativa de vida crescendo, é possível que muitos casais cheguem a esta marca. A comemoração? Um belo almoço em casa com toda a família. Quem sabe uma sessão de fotos super especial?

Foi assim que o casal Sr. Manoel e Sra. Emilse comemoraram:

bodas de brilhante

Imagem: Nossas Bodas / Fotógrafo: Ricardo Fabrello

Bodas de Carvalho 80 anos

O carvalho é uma madeira dura e nobre representa a resistência do amor do casal ao tempo.

No Reino Unido, o casal Frank e Anita Milford comemoram as bodas de Carvalho.

E segundo Anita, um dos segredos para um casamento feliz e duradouro como o seu é bem simples: um beijo toda noite antes de dormir. 

Frank e Anita Milford

Imagem: BBC

Bodas de Álamo 90 anos

Álamo é uma árvore grandiosa que chega a alcançar 30 metros de altura. Representa uma das bodas mais longas e raras, as bodas de 90 anos de casados. Esta árvore magnífica e imponente representa a resistência do amor do casal ao tempo.

Abaixo, o casal centenário indiano completaram 90 anos juntos em 2015. O Sr. Karam e Sra. Kartari comemoraram com uma festa que reunia seus 8 filhos, 27 netos e 23 bisnetos.

bodas de casamento

Imagem: O mais positivo

Bodas de Jequitibá 100 anos

Para comemorar a incrível marca de um século de matrimônio, o jequitibá foi escolhido como representante desta boda.

Esta árvore é a mais forte que existe. Possui raízes profundas e galhos fortes. Representa cem anos de união, cumplicidade, companheirismo, amor e dedicação, fazendo com que o casal seja tão forte quanto essa magnífica árvore.

Provavelmente existem casais comemorando estas bodas no Japão, onde existe uma das maiores expectativas de vida do mundo.  Eles adoram a natureza, então, um almoço ao ar livre com certeza será um momento muito agradável em família.

bodas anuais de casamento

Veja mais detalhadamente inspirações das Bodas de ano a ano AQUI ,preparamos uma lista completa com todos os anos.

Conclusão: Comemore suas Bodas de Casamento

Comemorar significa celebrar o amor, o exemplo e valorizar o relacionamento. Seja um grande evento como um jantar no íntimo da casa, é importante valorizar o passado e o presente, que nos trás uma segurança para o futuro.

Temos muito o que aprender com estes casais, onde viveram em uma época em que o valor pela família e pelo casamento estava em primeiro lugar.

Espero que tenham gostado e se inspirado!

Deixe nos cometários ideias e experiências! 

Fonte: esposas online

Deixe um Comentário ( Não Custa nada )

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

*

x

Check Also

Bodas Mensais para Comemorar no Primeiro Ano de Casamento

por Ticinha Medeiros    Sabia que existe as Bodas Mensais de Casamento no primeiro ano? ...

Europa: Casal britânico celebra 80 anos de casamento! (vídeo)

Casal britânico celebra 80 anos de casamento! Pires 27.8.14  Helen Kaye, 101, e seu marido, ...