Alan, do filme Se Beber Não Case, eternizou o papel do convidado inconveniente. Mas, diferente do que muitos pensam, as inconveniências podem ir muito além das divertidas e exageradas cenas dos filmes de comédia. Muitas práticas que pra você parecem inofensivas podem causar uma grande dor de cabeça para os noivos. Para evitar gafes separamos aqui as 10 principais coisas que os convidados não devem fazer em um casamento.

1. Não confirmar a presença

Simples de fazer, mas ainda assim muitos convidados deixam de confirmar a presença no casamento. Com um simples click em um site você pode facilitar horas de trabalho para noivos. Como quase tudo em um casamento é contado por número de pessoas, os noivos devem ter certeza de quem irá e quem não poderá comparecer.

2. Levar partes da decoração para casa

Não, o arranjo de flores da mesa não é uma lembrancinha que está esperando ser levado para sua sala. Possivelmente é da florista e o “sumiço” de partes dos enfeites da festa vão custar caro para os noivos. Além de destruir a decoração você causará um prejuízo financeiro.

3. Levar comida pra casa

Quem nunca levou um (ou alguns) bem-casados pra casa? Pois é, mas tem gente que deixa o bom senso em casa e leva quantos docinhos couber na bolsa. Tem coisa mais feia que embrulhar comida no guardanapo e colocar no bolso? Evite o mico de ser pego de surpresa e deixe que todos, além de você, desfrutem da comida!

4. Chegar atrasado, ou ainda pior, não ir na cerimônia!

Tudo bem, convidados não são obrigados a seguir a mesma religião que os noivos, mas nunca é de mais lembrar, o casamento é dos noivos e para os noivos. Para os convidados que não têm muita paciência para cerimônias e sermões, faça um pequeno sacrifício no dia tão importante dos seus amigos.

5. Levar presentes para a festa

Antes era comum mesas de presentes nos casamentos, com pilhas que faria qualquer um sentir vontade de se tornar noivo ou noiva. Hoje em dia essa prática já não é comum, afinal de contas era um costume sem sentido. O responsável pelos presentes tinha que os levar para a casa, cansado, depois da festa… ou seja, um super trabalho! Hoje o mais usado são as listas e compras de presentes online. Não pague o mico de ser o único levando o presente à festa.

6. Críticas

Com certeza os noivos gastaram muito tempo e investiram na festa que proporcionam para seus convidados. Por isso, críticas pouco construtivas ou desnecessárias não são bem vindas neste momento.

7. Se tornar o fotógrafo oficial

Como não registrar o beijo dos noivos, a troca de alianças e o bolo? Só não se esqueça que os noivos contrataram profissionais para isso. Deixe o trabalho para quem está sendo pago e evite incomodar os noivos!

8. Exagerar na “comemoração”

Motivos não faltam para brindar, mas você não quer ser para sempre lembrado como o convidado inconveniente que não soube seu limite e passou vexame. Beba com moderação e divirta-se sem incomodar os outros.

9. Ir de vestido ou roupa branca

A maioria sabe que em casamentos de branco só a noiva. Mas é importante estar atento nas cores claras que só precisam de um flash para se tornarem brancas nas fotos.

10. Deixar de se divertir

Os convidados não podem deixar de se divertir, afinal de contas é o propósito principal da celebração! Dance, brinde (com moderação) e festeje com os noivos essa data tão especial.